noticias Seja bem vindo ao nosso site Rádio Rir Brasil Itacajá TO - Direção: Ronaldo Castro 63 99139-3740!

Esporte

Jogos da Integração Escolar reunirá mais de 2 mil alunos e 35 escolas da rede municipal de ensino de Araguaína

Publicada em 30/05/24 às 11:24h - 13 visualizações

Rádio Rir Brasil Itacajá TO - Direção: Ronaldo Castro 63 99139-3740


Compartilhe
Compartilhar a noticia Jogos da Integração Escolar reunirá mais de 2 mil alunos e 35 escolas da rede municipal de ensino de Araguaína  Compartilhar a noticia Jogos da Integração Escolar reunirá mais de 2 mil alunos e 35 escolas da rede municipal de ensino de Araguaína  Compartilhar a noticia Jogos da Integração Escolar reunirá mais de 2 mil alunos e 35 escolas da rede municipal de ensino de Araguaína

Link da Notícia:

Jogos da Integração Escolar reunirá mais de 2 mil alunos e 35 escolas da rede municipal de ensino de Araguaína
 (Foto: Rádio Rir Brasil Itacajá TO - Direção: Ronaldo Castro 63 99139-3740)

Com o tema “Esporte e Educação formando cidadãos”, a Secretaria da Educação de Araguaína fez a abertura da 8ª edição dos Jogos da Integração Escolar, no último dia 28 de maio, na Escola Municipal Joaquim Carlos Sabino dos Santos, no Setor Lago azul. Ao todo, 2.054 alunos de 35 escolas municipais participarão dos jogos em 10 modalidades.

A primeira etapa contará com atletismo (corrida de 50m e 100m), salto em distância, arremesso de peso, cabo de guerra, dama e tênis de mesa, competindo nessas categorias os alunos do 3º ao 5º ano do ensino fundamental. Já para alunos do EJA, entre o 6º e 9º ano, as disputas serão de dama, tênis de mesa, queimada e futsal.

Foto: Secom Araguaína

A segunda etapa, para os alunos do ensino fundamental, contará com competições de futsal, queimada e boliche adaptado. Nessa fase também ocorrerão os jogos dos servidores, que serão nas modalidades tênis de mesa, dama, futsal e queimada. As finais e premiações ocorrerão entre os dias 18 e 29 de novembro.

O objetivo dos Jogos da Integração Escolar é democratizar o acesso à prática esportiva, promovendo o desenvolvimento integral das crianças e dos colaboradores como fator de formação de cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.

“Esse é um importante momento para que os alunos saiam da vivência rotineira da escola que eles estão e conheçam outros alunos, outras realidades, assim eles começam a interagir. Isso é importante para o crescimento pessoal e emocional de cada um. Os jogos propiciam essa descoberta”, pontuou Lilma dos Santos Nascimento, gestora da Escola Municipal Casemiro Ferreira Soares.

Cerimônia de Abertura

Ao todo, 35 unidades de ensino urbanas e rurais foram representadas durante a cerimônia de abertura dos jogos. Cada escola designou dois alunos e um professor de Educação Física para participarem do momento, além dos gestores, que também prestigiaram a cerimônia.

Durante o evento, uma aluna da rede municipal carregou a tocha Olímpica, simbolizando o momento da abertura dos jogos, e um grupo de alunas fez uma apresentação de ginástica rítmica.

A integração dos alunos de diferentes escolas é essencial durante os jogos. Para Márcia Rocha, mãe do aluno Moisés, é motivo de orgulho ver o filho participando desse momento junto com os amigos. “Meu filho é autista, ele tem dificuldades. Ver ele atuando nos jogos, para mim, é maravilhoso, ele está vencendo os obstáculos”, conta Márcia.

O impacto dos jogos nos estudantes

O prefeito Wagner Rodrigues participou da abertura dos jogos e ressaltou que a competição ajuda as crianças a difundirem seus conhecimentos e suas habilidades, principalmente dentro da praça esportiva. “Os jogos irão ajudar na disciplina dos alunos e no comportamento, isso tudo fortalece os vínculos familiares e nossa cidade de forma geral”, disse Wagner.

Segundo a secretária da Educação, Elizângela Moura, o ensino não acontece apenas dentro da sala de aula. Jogar e brincar também fazem parte do processo de formação das crianças. “Educação é integrar vida, é integrar pessoas. Toda a rede está com o objetivo de dinamizar ainda mais a educação para que as crianças possam crescer saudáveis nos aspectos cognitivos e comportamentais”, enfatizou a secretária.

Renato dos Santos Correia, gestor da escola anfitriã, completou que o objetivo do torneio é promover e incentivar a prática esportiva para crianças, além de promover união. “A gente vê que os alunos, após participarem, se envolvem muito, os resultados são perceptíveis até mesmo no desempenho escolar desses alunos”, conclui o gestor.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

  63 99139 3740

Copyright (c) 2024 - Rádio Rir Brasil Itacajá TO - Direção: Ronaldo Castro 63 99139-3740
Converse conosco pelo Whatsapp!