noticias Seja bem vindo ao nosso site Rádio Rir Brasil Itacajá TO - Direção: Ronaldo Castro 63 99139-3740!

Mundo

Oposição pede impeachment de Milei por "golpe da criptomoeda $LIBRA"

Publicada em 16/02/25 às 06:22h - 77 visualizações

Rádio Rir Brasil Itacajá TO - Direção: Ronaldo Castro 63 99139-3740


Compartilhe
Compartilhar a noticia Oposição pede impeachment de Milei por \  Compartilhar a noticia Oposição pede impeachment de Milei por \  Compartilhar a noticia Oposição pede impeachment de Milei por \

Link da Notícia:

Oposição pede impeachment de Milei por
 (Foto: Rádio Rir Brasil Itacajá TO - Direção: Ronaldo Castro 63 99139-3740)

Segundo o jornal argentino Página 12,o  bloco de deputados União pela Pátria anunciou que entrará com um pedido de impeachment contra o presidente Javier Milei, a quem acusam de promover um “golpe de criptomoedas” em suas redes sociais. “É um escândalo sem precedentes”, disseram.

Na tarde de sexta-feira, Milei promoveu uma criptomoeda, $LIBRA, por meio de suas contas X e Instagram. O ato de publicidade de um agente público levou à alta do valor dos tokens, que despencou minutos depois, causando prejuízos enormes para quem entrou nas operações e lucros milionários em dólares para alguns. Mais tarde, após horas de silêncio, Milei apagou as mensagens, dizendo que “eu não estava ciente dos detalhes do projeto e, depois de tomar conhecimento dele, decidi não continuar a espalhar a notícia”.

Postagens deletadas de Milei. Foto: Divulgação

Garoto propaganda

 O anúncio original do presidente Milei  trazia um link para a iniciativa e destacava a criptomoeda como um “projeto privado” voltado a “incentivar o crescimento da economia argentina, financiando pequenas empresas e empreendimentos locais”.

Milei finalizou a publicação afirmando: “O mundo quer investir na Argentina. $LIBRA”. O token, baseado em tecnologia blockchain, não possui lastro em moeda real.

Reação

Especialistas financeiros e políticos da oposição rapidamente criticaram Milei, apontando que a $LIBRA poderia ser um esquema fraudulento.

Javier Smaldone, especialista em segurança digital e crítico de esquemas financeiros duvidosos, reagiu no X: “O Presidente da Nação acaba de lançar publicamente uma fraude global (grosseira e óbvia). E nada vai acontecer”. Relatórios de analistas financeiros, incluindo a revista “The Kobeissi Letter”, indicam que cerca de 80% do ativo $LIBRA estava concentrado nas mãos de poucos investidores antes do apoio de Milei.

Queda brusca da $LIBRA

Logo após o post do presidente, o valor da criptomoeda disparou de frações de centavo para um pico de US$ 4.978 (cerca de R$ 28.512). No entanto, investidores iniciais venderam seus ativos rapidamente, causando uma queda brusca do preço – uma prática conhecida no mercado financeiro como “puxada de tapete” (rug pull).

A oposição argentina denunciou o ocorrido, cobrando explicações do presidente. O senador Martín Lousteau (UCR) destacou que essa não é a primeira vez que Milei se envolve em controvérsias com criptomoedas. Em 2021, ainda como deputado, ele promoveu a plataforma CoinX, que prometia rendimentos de 8% ao mês e agora está sob investigação por possível fraude.

Especulação

O deputado Maximiliano Ferraro (Coalizão Cívica) classificou o caso da $LIBRA como “uma manobra especulativa que poderia ter sido influenciada pelo poder político do Presidente e pelo uso de informações privilegiadas”. Ele ainda defendeu que o Congresso argentino crie uma comissão especial para investigar o episódio e determinar eventuais responsabilidades.

Com Página 2 e DCM  Charge: redes sociais




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 62 99951 6976

Copyright (c) 2025 - Rádio Rir Brasil Itacajá TO - Direção: Ronaldo Castro 63 99139-3740
Converse conosco pelo Whatsapp!