noticias Seja bem vindo ao nosso site Rádio Rir Brasil Itacajá TO - Direção: Ronaldo Castro 63 99139-3740!

Brasil

COP30 exige transformações profundas nas relações com a natureza para enfrentar a crise climática

No Brasil, uma das principais fontes de emissão é a destruição de áreas naturais

Publicada em 01/05/25 às 19:12h - 14 visualizações

Rádio Rir Brasil Itacajá TO - Direção: Ronaldo Castro 63 99139-3740


Compartilhe
Compartilhar a noticia COP30 exige transformações profundas nas relações com a natureza para enfrentar a crise climática  Compartilhar a noticia COP30 exige transformações profundas nas relações com a natureza para enfrentar a crise climática  Compartilhar a noticia COP30 exige transformações profundas nas relações com a natureza para enfrentar a crise climática

Link da Notícia:

COP30 exige transformações profundas nas relações com a natureza para enfrentar a crise climática
 (Foto: Rádio Rir Brasil Itacajá TO - Direção: Ronaldo Castro 63 99139-3740)

O Brasil deverá se posicionar de forma estratégica na próxima Conferência do Clima (COP30), que acontece em Belém. O embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30, expôs que o maior desafio que enfrentamos não é técnico, mas a resistência em reconhecer que apenas mudanças profundas e estruturais nos modos de produzir, consumir e se relacionar com a natureza poderão mitigar os efeitos da crise climática.

Os efeitos dessa crise ocorrem quase diariamente e, por conta disso, é necessário reduzir emissões para mitigarmos os impactos que se manifestam com frequência crescente, provocando prejuízos econômicos e sociais.

No Brasil, uma das principais fontes de emissão é a destruição de áreas naturais. Ao mesmo tempo, esses locais funcionam como infraestrutura verde, fornecendo serviços fundamentais para a adaptação climática. Sem essa base, a sociedade fica mais vulnerável.

A “produção de natureza” propõe uma narrativa de qe erviços ecossistêmicos gerados por áreas bem conservadas são parte da economia e devem ser reconhecidos como ativos de valor. A abordagem pode auxiliar na compreensão da sociedade e do setor produtivo.

Todas as atividades econômicas são dependentes da natureza, tendo um custo ambiental associado. Apesar disso, a natureza é tratada como bem comum, gratuito e de uso irrestrito.

Além de reduzir emissões, devemos incorporar de forma abrangente o reconhecimento do valor crítico do patrimônio natural, protegendo a biodiversidade.

Para que o apelo do presidente da COP30 se torne realidade, é necessário um compromisso entre governos, empresas e sociedade civil. Os entes deverão atuar juntos para enfrentar um cenário que já se impõe de forma alarmante.

Leia também

Cerrado perdeu quase metade de sua área coberta por cursos d’água naturais





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 62 99951 6976

Copyright (c) 2025 - Rádio Rir Brasil Itacajá TO - Direção: Ronaldo Castro 63 99139-3740
Converse conosco pelo Whatsapp!